domingo, 24 de abril de 2011

Sensacinalismo em jogos eletrônicos? Já chega, né?



Hoje, venho publicar um texto totalmente diferente no blog. Para falar a verdade, um desabafo.
Como pode uma emissora ser tão sensacionalista, como a Record? No dia 24 de abril, a emissora irá exibir uma reportagem com o título "
Domingo Espetacular mostra como videogames podem incitar violência em adolescentes". O que é claramente uma tentativa desesperada de audiência, por se evidenciar um assunto já mais que compravado, um assunto mais que estudado, que em sua conclusão provou que não há mal para quem jogue videogames, sendo o oposto, muitas vezes funcionando como um acelerador do raciocínio na mente humana.

Não é nenhuma surpresa, vindo de uma emissora que permite que um de seus programas invente que há misseis nucleares à caminho da argentina, que o qual foi lançado por submarinos
americanos, e que a presidente Cristina Kirchner já tinha começado uma evacuação. Como alguém que faz isso, pode ser digno de credibilidade, onde está o código de ética do jornalistas? Como alguém que faz isso, pode ser digno de falar sobre a influência de jogos "violentos", nos jovens?

Não é de hoje que a polêmica de jogos considerados violentos é implantada na opinião pública. Se nos valermos da premissa que a violência que se passa nos videogames, pode levar algum jovem a exteriorizar o que viu, teremos então que banir todo tipo de arte e entretenimento, como o cinema, o tetro, as telenovelas, livros e etc... Pois passa-se mensagem tal qual ou pior que os videogames.



Em 2006, o senador Valdir Raupp propôs o projeto de lei nº 170/06 (LINK) . Que nele propõe,
"Altera o art. 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, para incluir, entre os crimes nele previstos, o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos."

Novamente, como podemos confiar em uma pessoa que em agosto de 2010, foi denúnciado por supostas práticas de crime financeiro durante seu mandato como Governador do estado de Rondônia? Alguns meses depois, Raupp virou réu em novo processo, dessa vez acusado de falsidade ideológica durante sua campanha eleitoral ao governo de Rondônia, 1998.

O que quero provar, é que as supostas acusações que giram em torno da discussão sobre os games, não passa de puro sensacionalismo barato, que as pessoas que estão apontando o dedo e acusando, não tem razão para tal, especificamente o senador Valdir Raupp, que em vez de procurar propor projetos de lei para melhorar a educação, os hospitais, o serviço público em geral, fica perdendo tempo do Senado Federal com assuntos triviais como jogos eletrônicos.

Give me a time! Please!

Frederick dos Santos Ferraz.

Nenhum comentário: