quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pragmatismo ou Ideologia? Existe um meio termo ?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIwPmRu4PZsLswui8cwiAkvVt0MdT1DL7TkYbXsUEC84IKv_kqbrNdgHTVdcqqMTfIpcNnZzV4WZnRuImEvfYaiiCg18-Spvjgt9_WslCmGUTyficm6IUFyTobulBN68247TCKq4HCfTA/s320/m.+escher.jpg
Existem estudiosos que afirmam que só a prática, por si só, levaria o indivíduo ao conhecimento final, que se denominam "pragmatas". Em conflito com essa linha de pensamento existem os ideologistas, que seguem a linha de que o estudo, por si só, levaria ao conhecimento da prática. A verdade é que nenhuma pessoa possa ser só pragmata ou só ideologista.
O conhecimento humano pode ser obtido por meios práticos, ou por meio das idéias, o que não significa que um não dependa do outro. Querer dividir estas duas vertentes, é como querer separar a farinha do ovo, é impossível. 

O ser que segue somente uma fluxo de pensamento, não se adapta a novas condições, não realiza o novo, segue a específicas regras que são inerentes as seu extremismo, vira metódico.
Em pleno Séc. XXI, toda e qualquer novidade obrigatoriamente tem de ser aceita e respeitada, pois hoje,o que possa parecer louco ou utópico, daqui a dois, três anos, pode ser uma realidade que faça parte do dia-a-dia.

A questão "Pragmatismo ou Ideologia" é muito mais profundo do que podemos observar. Debaixo de camadas de preconceitos e outros sentimentos, é que nos encontramos com o nosso verdadeiro "eu", onde reside sua essência, o âmago. Este mesmo lugar é que nos faz recairmos em nossos delírios de paixão, o que nos leva a sermos tendenciosos, por mais que queiramos ser nulos.

Sempre haverá a pessoa que seja movida mais pelo sentimento ou pela  razão. Querer discutir como você obtém o conhecimento, é como discutir se você gosta mais de Sócrates ou Platão. Não têm como, sua paixão irá guiar para um lado ou para outro. Sua cultura, o local onde nasceu, a sua religião, e outras milhões de variáveis que possam definir o seu ser, são impossíveis de se quantificar, cada fato e vivência que você teve, vai definir um pedacinho de seu caráter, e suas emoções. Portanto nunca devemos nos ater aos fatos por si só, devemos refletir o que possa ter levado aquela situação a chegar onde chegou. Nem tanto a terra, nem tanto o céu.

O extremismo cega as pessoas, deixando-as em uma situação de completa ignorância e infantilidade. Passam a querer que outros pensem como elas pensam, tal qual uma criança quando quer te convencer a comprar determinado objeto para ela, fazem pirraça, se irritam, virão o rosto, o pior de tudo isso, que elevam essas "pirraças" ao nível adulto, assim podemos compreender as guerras que acontecem ou que já aconteceram no mundo.

Quer saber se você é mais pragmata ou mais ideologista?
Responda a simples pergunta: Quando você tem que montar uma estante, você sai pegando as partes e tentando encaixá-las ou pega o manual e tenta entender onde cada lugar se encaixa?
Frederick dos Santos Ferraz

Nenhum comentário: